1970
Branding 1970

Introdução

Introdução

Em 1976 o petróleo tem um nome, Petrogal. Assim nasce a maior empresa de Portugal.

Nasce a Marca‑mãe da Galp: Petróleos de Portugal – Petrogal, SA

1933 - SONAP

Em plena década de 60, o logotipo Sonap marcou pelo arrojo. A cor laranja ditava inovação e marcava o panorama do marketing das empresas petrolíferas. De um brainstorming entre a então chamada “secção de publicidade” e alguns colaboradores, nasce o quadrado laranja com um círculo branco descentrado e a palavra Sonap escrita a vermelho. A escolha da fonte Helvética, gera polémica, pelo recurso às minúsculas mesmo no início da palavra. A assinatura constitui um marco decisivo na campanha de marketing criada pela Sonap: “Uma Marca moderna com experiência antiga.”

1938 - SACOR

A Sacor encabeça a refinação de petróleos em Portugal e a sua imagem espelha a evolução do sector ao longo dos anos. Restylings introduzem novas cores e formas, mostrando que, apesar de ser detentora de uma quota de mercado fixa e uma postura pouco competitiva, a Marca estava viva e atenta à importância da comunicação.

1939 - CIDLA

Como subsidiária da Sacor, a Cidla apresenta linhas e formas semelhantes, mudando apenas a designação. No entanto a criatividade revela‑se noutra vertente e no fim dos anos 70, no átrio interior da sede, é instalada uma composição tridimensional, um encadeamento das letras que compõem a Marca, numa escultura que passa a constituir a identidade do espaço. Como assinatura, o Gazcidla prometia proximidade ao consumidor: “Uma chama viva onde quer que viva.”

1973 - PETROSUL

As ondas do Atlântico espreitam a Refinaria de Sines e criam, mais do que um cenário perfeito, a inspiração para a criação da Marca. A Petrosul não foi buscar a cor ao oceano, optando por um vermelho forte, muito em voga na época da sua criação, mas utilizou as ondas, que deram vida e algum dinamismo às letras e tornaram a Marca conhecida.

1976 - PETROGAL

A Petrogal surge em 1976 da fusão de quatro empresas recém‑nacionalizadas e muito distintas em termos de cultura e de dimensão: Sacor, Petrosul, Sonap e Cidla. Criava‑se assim um colosso empresarial, que teria de enfrentar uma vertiginosa subida do preço do petróleo e continuar forte e segura o seu caminho. Na base da criação da Marca está a análise dos objetivos de comunicação e dos diversos meios de apresentação onde irá viver. É definido o logotipo da Petrogal, cujo nome nasce da aglutinação de Petróleos de Portugal, e a designação completa da Empresa Petróleos de Portugal – Petrogal, SA. A estratégia da Marca passa por uma associação à modernidade, ao dinamismo, à competitividade e, essencialmente, ao aproximar do sector petrolífero, industrial e mais frio, ao consumidor doméstico, a uma commodity do dia a dia como é o gás e os combustíveis.

Petro GALPortugal - GALP

Uma designação que tem como fonte o País e a Marca‑mãe. À última sílaba de Petrogal, junta‑se a primeira letra de Portugal, num resultado curto, simples, facilmente repetível e que está na mente e no coração de cada português.

A Galp utiliza cookies nos seus websites para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.
Ao submeter este formulário aceitas e concordas com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Aceito